Planos de saúde em nível nacional
Piauí é segundo colocado na avaliação de planos de saúde em nível nacional
O serviço oferecido pelos planos recebeu classificação acima da média brasileira
Pagar por um plano de saúde – médico ou odontológico – privado é a opção escolhida por 27,9% dos brasileiros. Os dados, referentes ao ano de 2013, são da Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE. Ainda segundo a pesquisa, os planos de saúde do Piauí são o segundo colocado na avaliação de planos de saúde em nível nacional, na avaliação feita pelos usuários, ficando atrás somente de Minas Gerais.
Dentre o percentual de 11,8% da população piauiense que possui algum plano, cerca de 75,4% classifica o serviço oferecido como bom ou muito bom. O número no Estado é acima da média nacional, em que 72,1% considera o plano de saude escolhido bom ou muito bom, e ainda da média regional, considerando apenas os estados nordestinos.
O índice no Piauí fica a frente de estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul e quase 30 pontos percentuais a mais que o Tocantins, cujo planos de saúde receberam a pior classificação. Além de ser o único Estado do Nordeste a estar entre os cinco que tiveram as melhores avaliações.
“O Piauí e, especialmente, Teresina possui um polo de saúde que é referência regional e nacional. O resultado demonstrado na pesquisa é consequência e reconhecimento do comprometimento que nós temos com a saúde no nosso Estado”, destacou o diretor do Uniplam, Ney Paranaguá.
Além da avaliação quanto aos serviços ofertados pelos planos, os dados da pesquisa mostram como os brasileiros enxergam o estado de saúde. Enquanto a média nacional indica que 31,3% da população do país consideram ter a saúde boa ou muito boa, apenas 14,8% dos piauienses fazem a mesma análise.
Cartilha da ANS auxilia consumidor na escolha do plano de saúde adequado
A escolha de um plano de saúde não é uma tarefa tão simples quanto se pensa. O consumidor deve considerar o serviço mais adequado ao perfil. Para auxiliar nessa seleção, quanto mais informações o usuário dispor, menores são as chances de arrependimento ou aborrecimentos com o plano escolhido.
Buscando orientar os clientes na obtenção desses dados para adquirir o plano de saúde mais adequado às necessidades, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou a cartilha “Plano de Saúde”. Por meio de perguntas básicas, como o tipo de contratação desejado, a cartilha conduz ao serviço que atende plenamente aos desejos do consumidor.
Segundo o diretor-executivo do Uniplam, Adalton Sena, a cartilha é fundamental ao nortear o usuário para uma escolha consciente e sem prejuízos a longo prazo. “A iniciativa da ANS em disponibilizar essas informações e guiar o cliente é de importância incalculável. A cartilha facilitará e agilizará uma busca, que poderia ser cansativa e resultaria em uma escolha malfeita por parte do cliente. Além de contribuir para a atuação dos planos de saúde”, ressaltou.