plano de saúde para idosos, quanto custa?
Quanto custa um plano de saúde para idosos?
Quanto mais os anos vão passando, maiores são as probabilidades das pessoas precisarem de assistência médica. E se é a partir dos 60 anos que as pessoas precisam, com mais frequência, de atendimento médico, é também a partir desta idade que os planos de saúde são mais caros. Isso, sem falar nas operadoras de saúde que recusam os contratos para pessoas com mais de 60 anos.
E mesmo para que já tem contrato de plano de saúde há muitos anos, quando passa dos 60 anos, sofre um reajuste muitas vezes arbitrário. É muito importante se informar para não se tornar refém das altas mensalidades do plano de saúde, correndo inclusive o risco de não ter condições de pagar pelo benefício, justamente quando mais se precisa dele.
PREÇOS DO PLANO DE SAÚDE PARA IDOSOS
Os preços dos planos de saúde variam de acordo com a operadora, o tipo de plano contratado, cobertura e faixa etária. O valor da mensalidade para pessoas com mais de 60 anos, pode variar entre cerca de R$340,00 e R$2.200,00. Mas fique atento, a lei define que o valor da última faixa etária não pode ser seis vezes superior ao valor da primeira.
REAJUSTE DO PLANO DE SAÚDE PARA IDOSOS
Os planos de saúde antigos, com contratos feitos até janeiro de 1999, não têm o reajuste regulado pela ANS. Por isso, é frequente ver casos de reajustes abusivos com a mudança da faixa etária dos idosos de 60 para 70 anos, ou mais. Ou seja, os planos fazem o reajuste livremente, de acordo com o avançar da idade dos idosos.
Mas para os contratos assinados a partir 2004, já ao abrigo da Lei 10.741/03 do Estatuto do Idoso, o reajuste do valor das mensalidades do plano de saúde após os 60 anos foi proibido. Ou seja, depois de completar 60 anos, não deve mais haver reajustes da mensalidade. Mas na prática, não é isso o que acontece. A ANS já tem registrado reajustes de até 500% nos planos de saúde para idosos.
No entanto, esta questão ainda é controversa. Não há consenso entre a ANS e as operadoras de planos de saúde. Hoje, estão em vigor três distintas condições para definir o reajuste das mensalidades do plano de saúde para idosos:
1. Contratos firmados antes de 02/01/1999: os reajustes são feitos de acordo com o que foi estabelecido no contrato;
2. Contratos firmados entre 02/01/1999 e 01/01/2004: previsão de aumento para sete variáveis de faixa etária, dos 0 até mais de 70 anos. Em alguns casos, dependendo do que está definido no contrato, as pessoas com mais de 60 anos podem não sofrer reajuste, desde que estejam no mesmo plano há mais de 10 anos;
3. Contratos firmados a partir de 02/01/2004: os reajustes por faixa etária só podem acontecer até os 59 anos. Após esta idade, não são admitidos os reajustes devido ao avanço da idade. Os beneficiários que sofrerem reajustes, devem esclarecer as suas dúvidas, certificando-se das condições do contrato, e recorrer ao Procon.