Plano de saúde internacional no Brasil
Plano de saúde internacional no Brasil. Grupos estrangeiros de saúde querem entrar no Brasil, diz Qualicorp
O presidente da Qualicorp Planos de Saúde, Maurício Ceschin, disse nesta quarta-feira que grupos de planos de saúde internacionais têm procurado a companhia com interesse de entrar no país. Segundo ele, essas parcerias poderiam gerar um incremento no número de usuários de planos de saúde.
Ainda conforme o executivo, uma parcela das pessoas que perderam o convênio médico por causa do desemprego está migrando para os plano de saúde por adesão.
O último grande grupo internacional que entrou no Brasil foi a americana Bain Capital, que adquiriu a Intermédica há dois anos, mas a Bain é um fundo de private equity. Em 2010, a UnitedHealth, que é uma empresa de saúde, comprou a Amil por quase R$ 10 bilhões.
A Qualicorp lança amanhã um projeto piloto focado em prevenção de saúde. A iniciativa será por meio da Gama, uma operadora de planos de saúde da Qualicorp que faz a gestão de convênios médicos pós-pagamento (cujo prêmio é pago após o sinistro) e aluga sua rede de credenciada de médicos e hospitais para outras operadoras e seguradoras.
Inicialmente, o projeto será voltado para os funcionários da Qualicorp. A prevenção e controle de doenças crônicas é uma das principais apostas no setor para controlar o aumento crescente nos custos na área da saúde, que atualmente é baseada no tratamento das doenças. Esse novo negócio será tocado diretamente por Maurício Ceschin, que é um entusiasta da iniciativa desde o período em que foi presidente da ANS entre 2010 e 2012.
Dos 160 mil clientes dos planos de saúde por adesão da Unimed Paulistana que estavam na carteira da Qualicorp, 72,4% foram transferidos para a Unimed Fesp, administrada pela companhia. Esses usuários que migraram representam 75% do faturamento.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou liquidação extrajudicial da Unimed Paulistana, que tinha cerca de 700 mil usuários. Esses clientes migraram para a Fesp, Seguros Unimed e Central Nacional Unimed.
Ceschin disse que atualmente sua preocupação gira em torno da Unimed-Rio, que contabiliza cerca de 900 mil usuários e, na semana passada, teve o regime de direção fiscal prorrogado por mais um ano.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!