Recentemente foi aprovada a resolução a qual entende a telemedicina como uma forma de prestação de serviços médicos por meio da tecnologia. O que isso quer dizer? Que a partir de agora, os pacientes poderão usufruir de atendimentos médicos variados, como consultas, discussão de diagnósticos, orientações e até mesmo triagem, trabalhos feitos apenas presencialmente, por meio da telemedicina.
Omint a primeira com Telemedicina
[formcraft type=’popup’ id=’1′ ]SOLICITE SEU ORÇAMENTO OMINT[/formcraft]
A operadora Omint é a primeira a atuar com telemedicina no Brasil. Foi assim que nasceu o Dr. Omint Digital. Desde abril do ano passado, a plataforma está no ar e presta atendimentos que visam auxiliar o dia a dia dos beneficiários, dando informações sobre medicamentos, cuidados pré ou pós exames ou diagnósticos, alimentação e muito mais. Agora, com a resolução, a plataforma poderá ser expandida.
Para o Dr. Marcos Loreto, diretor Médico Técnico da Omint, isto é uma verdadeira revolução no relacionamento médico-paciente. Tudo sem esquecer que a telemedicina deve ser realizada dentro de critérios robustos que garantam confiabilidade e sigilo.
“Os dados e imagens devem trafegar pela internet com infraestrutura, gerenciamento de riscos para assim assegurar registro digital apropriado e seguro. Além disso, deve ser utilizado um registro eletrônico de informação para captura, armazenamento, transmissão ou impressão de informação digital, com garantias de segurança da informação. Isso é primordial para assegurar tanto a segurança quanto a conveniência do atendimento para ambas as partes”, complementa.
Especialistas em Telemedicina
O especialista afirma que nos casos de prescrição médica a distância, será preciso que ela contenha identificação do médico com número do conselho e endereço de atuação, além dos dados de identificação do paciente, complementando com registro de data, hora e local e assinatura digital do médico. “Outra premissa fundamental é que o paciente ou representante legal autorize a transmissão de dados e imagens por meio de consentimento informado, livre e esclarecido. Seja por escrito, assinado, ou mesmo a gravação de leitura de texto e concordância”.
A telemedicina como tendências
Com a telemedicina é possível otimizar os procedimentos médicos e democratizar o acesso a consultas, diagnósticos e orientações. “Na cidade de São Paulo, os moradores têm acesso, em média, a quatro médicos para cada mil habitantes. Já a população do Nordeste tem acesso à metade desse número. Em alguns Estados do Norte, esse número cai até para menos de um médico por mil habitantes”, ressalta o especialista. “Há várias situações em que uma breve consulta remota pode evitar quadros complicados. Por isso temos todo o interesse em estimular as discussões desse canal que, além de gerar inúmeros benefícios na relação médico-paciente, pode cumprir papel fundamental para estimular as discussões sobre a medicina preventiva”, completa Dr. Loreto.
Sobre a Omint
A Omint iniciou seu trabalho no Brasil em 1980, com o lançamento do primeiro plano de saúde voltado ao segmento de alta renda do país, que atualmente é líder de mercado. A operadora está entre as 500 maiores empresas do país, sendo a 2ª maior empresa argentina no Brasil e ocupando a 11ª posição em saúde, de acordo com o ranking Exame Melhores e Maiores|2018.
O Grupo Omint faturou R$ 1.4 bilhão em 2017, resultado de crescimento orgânico e sustentável.
Veja aqui mais informações sobre a OMINT SAÚDE
PROCURANDO UM PLANO DE SAÚDE?
Disponibilizamos os melhores planos de saúde em São Paulo e todo Brasil, saiba mais nos links abaixo e solicite uma cotação.
Acesse as tabelas de planos de saúde: