Novo aplicativo ajuda checar dados dos planos de saúde
Ferramenta desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar permite consultar os dados cadastrais de operadoras de planos de saúde no Brasil e saber se a empresa está ativa
Um novo aplicativo para smartphones e tablets vai ajudar o cidadão a pesquisar informações sobre coberturas assistenciais obrigatórias, de acordo com o tipo de plano de saúde contratado. A ferramenta, desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), também permite consultar os dados cadastrais de operadoras, saber se a empresa está ativa e o total de beneficiários e verificar os reajustes de planos de saúde individuais e familiares autorizados por ano desde 2000.
O ANS Móvel foi lançado nesta terça-feira (10). A proposta é, cada vez mais, melhorar o acesso a dados sobre planos de saúde e ampliar os canais de comunicação com a Agência. Tudo isso em uma linguagem fácil e acessível e sem custos para o consumidor.
“O aplicativo é um avanço para o beneficiário de planos de saúde porque permite acesso a diversas informações de forma fácil e ágil”, disse o diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão.
O programa pode ser baixado pelo Google Play Store e está disponível para todos os cidadãos, com ou sem plano de saúde, que usam aparelhos smartphones ou tablets com sistema operacional Android. Somente na saúde suplementar, são 50,3 milhões de beneficiários de assistência médica, além de 21,9 milhões contratos de planos exclusivamente odontológicos.
No aplicativo, após a tela inicial, o beneficiário encontrará uma área na qual poderá pesquisar itens cobertos pelo plano de saúde, de acordo com o tipo de plano contratado. Nesta etapa, o consumidor selecionará o tipo de plano, de acordo com as seguintes opções: consultas e exames, internação, parto e odontologia.
Depois de assinalar uma ou mais opções, o aplicativo identifica a segmentação contratada, como, por exemplo, se a cobertura é somente ambulatorial ou somente hospitalar; ou se é um plano que cobre ambulatório e rede hospitalar, com ou sem cobertura obstétrica; ou, ainda, se há serviços odontológicos incluídos.
Com a identificação da segmentação do plano de saúde, o aplicativo abrirá uma tela que permite realizar consulta por procedimento. Basta inserir o nome do tipo de exame, de consulta, procedimento ou de um medicamento oral para tratamento de câncer para identificar se existe cobertura pelo plano de saúde ou não.
Na próxima etapa da pesquisa, o aplicativo trará informações mais detalhadas sobre o procedimento escolhido, incluindo as regras de utilização previstas no rol estabelecido pela ANS, o que permite que o consumidor identifique se há cobertura obrigatória para a indicação especificada para ele.
Atualmente, o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS tem 3.195 itens que podem ser pesquisados. A partir de janeiro de 2016 serão incluídos mais 21 novos procedimentos, ampliando para 3.216 a lista que pode ser acessada pelo consumidor por meio do aplicativo. As informações também estão disponíveis no site da agência.
Com relação aos dados cadastrais, basta marcar “Consultar operadoras” no início do programa e, na sequência, informar o nome do plano de saúde ou o número de registro na ANS. Nessa área, podem ser conferidas informações como o CNPJ e porte da empresa, bem como se o plano de saúde está ativo no mercado e a quantidade de beneficiários.
Além disso, pelo aplicativo o cidadão tem acesso às informações sobre os reajustes anuais de planos individuais e familiares autorizados pela Agência, por operadora, desde o ano 2000. Para isso, basta marcar a opção “Consultar reajustes” no início na tela inicial que o aplicativo logo dará a opção de pesquisa das informações por ano.
A ferramenta traz, ainda, os canais de comunicação com a Agência. Portanto, por meio de um ícone na tela, o consumidor terá acesso direto aos contatos de atendimento, como o Disque ANS – 0800 701 9656. No final da consulta sobre cobertura assistencial, caso ainda tenha alguma dúvida, o consumidor também pode acessar, por meio de link direto, a Central de Atendimento no site da ANS e ver as perguntas frequentes, cadastrar seu pedido de informação ou registrar reclamação.
Bom site.