Mercado de planos de saúde volta a crescer
Mercado de planos de saúde volta a crescer depois de quase 3 anos de retração
Depois de 32 meses, no mês passado, o segmentou registrou um ciclo de crescimento com 64 mil novos clientes
Após levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), com colaboração da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), se identificou uma fase de crescimento no mercado de comercialização de planos de saúde. Hoje, 47,4 milhões de brasileiros são atendidos por operadoras, o que representa um aumento de 64 mil clientes.
Este crescimento representa uma fatia de 0,1%, porém, a última vez que ocorreu foi em junho de 2015. Apesar de tímido, é um indicativo de que o mercado está aquecendo e deve seguir em nova expansão.
O fortalecimento desse segmento, segundo o Instituto do estudo, está ligado ao cenário nacional.
Mesmo que pequeno, o aquecimento da economia influencia diretamente o mercado, bem como a geração de empregos. Com o comércio e serviços gerais contratando, acaba criando uma nova demanda para as operadoras de planos de saúde.
O Sul lidera entre os estados com maior crescimento de número de beneficiários, os da região sul lideram. Na sequência aparece o Nordeste. O estado do Piauí se destaca com o maior crescimento, já o Mato Grosso do Sul registrou queda significativa.
Entre os estados em retração, o Rio de Janeiro se destaca. Foram 70.921 beneficiários no período de 12 meses encerrados em janeiro de 2018 que se desligaram das operadoras de planos de saúde. Já o Paraná ganhou 50.645 beneficiários no mesmo período.
Para os planos exclusivamente odontológicos, também houveram mudanças positivas. O Ceará apresentou o maior crescimento proporcional, com avanço de 15,9%, ou seja, 124,3 mil novos vínculos.
Já o Estado de São Paulo teve o maior acréscimo em números absolutos: 591,5 mil novos beneficiários, elevação de 7,8%, diz o IESS.
PROCURANDO UM PLANO DE SAÚDE?
Disponibilizamos os melhores planos de saúde em São Paulo e todo Brasil, saiba mais nos links abaixo e solicite uma cotação.
Acesse as tabelas de planos de saúde: