Meio milhão de brasileiros deixaram de ter plano de saúde
A crise econômica já chegou à saúde e quase meio milhão de brasileiros deixaram de ter plano de saúde. Só nos primeiros sete meses deste ano, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar, o universo de 50,69 milhões de usuários registrados caiu para 50,19 milhões, de janeiro a julho.
A queda, segundo o jornal O Globo, inverte a curva de crescimento do setor nos últimos anos e acompanha o aumento do desemprego, sobretudo no mercado formal. Das 492 mil pessoas que ficaram sem plano ou seguro-saúde, a grande maioria tinha plano de saúde empresarial, aquele pago pelas companhias para seus funcionários.
Mas, mesmo quando um trabalhador que ficou desempregado ou se aposentou faz um esforço para pagar um plano de saúde por conta própria, ele encontra um grnade problema para contratar um plano individual. Atualmente, menos de 20% dos segurados contam com esse pacote. Uma pesquisa realizada pelo Idec mostra que em cinco capitais o consumidor não tem qualquer opção de plano de saúde individual com cobertura.